Se você ainda não conhece o Slack, você está vacilando!

Diego Novella
4 min readMar 17, 2016

--

E-mail para se comunicar dentro da empresa está a cada dia um passo mais perto do precipício.

Eu acredito que você nunca tenha ouvido falar do Slack, ou as vezes só nunca usou, mas deveria estar por dentro do que é essa ferramenta. Comece mais cedo, entenda logo, não fique esperando todo mundo usar pra ser um retardatário da tecnologia. Porque o slack (ou seu estilo de serviço) é o próximo passo da evolução na comunicação de todas as empresas.

Uma startup com um pouco mais de 2 anos, uns dos maiores crescimentos de todos os tempos, uma interface gostosa e uma rotina viciante de acompanhar, essas são algumas das qualidades desse serviço que já faz parte das grandes empresas de tecnologia e em breve fará parte da sua vida também.

De forma simples o Slack é um SaaS freemium para você se comunicar internamente nas empresas (com texto, fotos, vídeos e tudo mais) que usa canais para dividir certinho cada área, facilitando a organização das conversas, evitando os grandes ruídos e a confusão dos e-mails corporativos (as vezes até sendo enviado para pessoas erradas). Criado pelo mesmo fundador do Flickr, é uma das queridinhas em crítica no Vale do Silício.

Versão Desktop

Para que nunca mexeu em uma ferramenta parecida, pode assustar no começo pela quantidade de funcionalidades. Mas você pode usar da maneira mais simples, entrando no grupo, se inscrevendo nos canais do seu interesse e conversando com as pessoas. Até a maneira mais profissa, usando os atalhos no teclado, criando as diversas integrações com outros serviços (como o trello), chamadas em grupo, entre outras funcionalidades.

Uma coisa que me chamou atenção desde o começo é a quantidade de plataformas que ele atende (isso foi sempre uma coisa que encheu meus olhos em todos os serviços que uso). O que pode ser melhor que ter tudo no seu computador, smartphone e tablet a qualquer hora, tudo em sync?!

Pensando pelo lado de startup, da gosto de ver uma ferramenta tão bem pensada e planejada, não só pelo crescimento rápido, mas pela qualidade aplicada á uma empresa, lapidando todos os pontos para colocar no mercado algo de qualidade, que tinha concorrentes, mas passou todos facilmente. É bonito e gostoso de usar.

Invejo em ver um cara com Butterfield que novamente acerta em mais um serviço. Pois como vi numa entrevista do Gustavo Caetano da Sambatech, seu sucesso se mostra quando você acerta mais de uma vez, mostra que a primeira não foi só sorte.

Se é de graça, como eles faturam?

Esse foi um "pulo do gato" do time slack, eles perceberam que uma ferramenta tão usada e viciante criaria um desejo de sempre se manter atualizado, mandando mais e mais mensagens. Então eles resolveram disponibilizar a ferramenta totalmente free com tudo funcional (existem funcionalidades mais profissionais nas versões pagas, mas o usual está na free), porém para acessar acima de 10k mensagens você começa a pagar a versão premium. O que pode parecer muito para times de 3 a 5 pessoas, mas acaba instantaneamente numa empresa de grande porte. Existem outros chamarizes para você pagar, mas com certeza esse é um dos mais atrativos.

Nossa cultura da preguiça de testar o novo!

Temos que melhorar nossa cultura de novidades tecnológicas, normalmente temos medo e preguiça de testar coisas novas, isso faz com que o mercado brasileiro seja super difícil para crescimento de alguma startup. Mesmo com números gigantes de usuários, as pessoas tem preguiça de testar o "novo". Temos que abolir essa cultura para dar chance do crescimento de grandes empresas no nosso mercado e escrever mais nosso nome no cenário mundial tecnológico!

E ai, o que acha de dar uma chance? Só usando para entender essa maravilha.
Baixe agora em: www.slack.com

Até a próxima.
Diego

--

--

Diego Novella
Diego Novella

Written by Diego Novella

Product Design Manager @ Dito CRM. Series, movies and music hunter.

Responses (1)